As Emoções na Medicina Chinesa

O diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa valoriza dois aspectos do paciente antes de todos os outros: a dieta e os hábitos de vida. Os médicos chineses antigos diziam que esta é a rota para a solução da grande maioria dos problemas de saúde. Porém, estes dois fatores são diretamente influenciados pelo momento de vida, pela maneira de encarar as situações e pelos distúrbios emocionais da vida cotidiana. Problemas de relacionamento, no trabalho etc. Atualmente temos o Stress, que é um dos grandes fatores de adoecimento da população.

Na Medicina Tradicional Chinesa há uma forte correspondência das emoções com o funcionamento dos órgãos. Desequilíbrios que afetam diretamente a saúde. Esta correspondência tem as seguintes relações: a raiva afeta o fígado, a euforia o coração, a tristeza o pulmão, a preocupação o baço e o medo afeta o rim.
Não há diagnóstico completo sem considerarmos estas relações. Portanto a manutenção da saúde emocional é um dos focos de qualquer tratamento em ACUPUNTURA. E ela é muito eficaz nesta questão. Através da Acupuntura conseguimos acalmar a mente e estabelecer um fluxo energético que nutre os órgãos de forma correta. Assim tudo fica mais claro e as soluções se apresentam.