Acupuntura para Infertilidade

A Acupuntura é uma técnica que teve origem na China e tem sido praticada como uma arte de cura para todas as idades no mundo oriental. Apesar disso, sua importância no mundo ocidental é bastante recente, porém está rapidamente ganhando popularidade como uma terapia eficaz. Suas principais vantagens são a quase inexistência de efeitos colaterais e baixo custo de utilização e de implantação do serviço, razão pela qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seu uso seja estimulado e difundido afim de beneficiar áreas remotas com populações de baixa renda.

Uma das áreas onde a Acupuntura tem desenvolvido importante contribuição é a Fertilização , tanto para pessoas que tentam a fecundação artificial quanto natural. Pontos de Acupunturasão amplamente utilizados para tratar a infertilidade em ambos os sexos.

Pontos de Acupuntura para tratar a infertilidade.

Existem mais de 400 pontos de Acupuntura utilizados para tratamentos diversos, e selecionar os pontos corretos para cada tratamento é um processo muito complexo. Então, como definir os pontos de Acupuntura para fertilidade?  Existem alguns caminhos já conhecidos e amplamente divulgados mas a escolha de pontos deve ser adequada as singularidades da condição de cada paciente naquele momento e considerando a fase do tratamento, nível de ansiedade, idade, estilo de vida etc.

Acupuntura para Mulheres.

A Acupuntura é altamente benéfica para problemas funcionais, quando o tratamento é realizado juntamente com o tratamento de fertilização in vitro. A Medicina Chinesa acredita que quando existe um desequilíbrio na função energética combinada do fígado, rim, útero e do sangue isso pode provocar a infertilidade. A Acupuntura não pode ser usada para o tratamento de problemas estruturais como o bloqueio das trompas de Falópio.

O objetivo da  Acupuntura para auxiliar a fertilidade, é aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutores e, principalmente, equilibrar os níveis hormonais nas mulheres. Isso resulta em melhor qualidade de óvulos, espessamento da mucosa uterina, redução do estresse, aumentando assim as chances de conceber.

Acupuntura para Homens.

A Infertilidade nos homens é um fenômeno crescente no mundo atual. Estudos provaram que 3 em cada 10 homens sofrem deste problema. O tratamento com Acupuntura é um ótimo caminho, já que o sucesso das drogas de infertilidade é relativamente baixo no caso masculino. A Acupuntura auxilia os homens através do equilíbrio dos níveis hormonais e melhora as funções renais, aumentando assim a vitalidade e a qualidade do esperma.