a-ansiedade-influi-na-fertilidade

A Ansiedade influi na Fertilidade?

Esta é sem dúvida uma relação muito estreita. Não há como negar que a ansiedade é um fator determinante em muitos casos de insucesso na fecundação.

A mulher atual muitas vezes prioriza o  aspecto profissional justamente no seu período mais fértil e quando decide ser mãe encontra dificuldades. As vezes pelo tempo de uso de anticoncepcionais ou pelo envelhecimento dos óvulos, o que é natural, ou pela ansiedade criada em torno desta dificuldade  inicial de engravidar. Parece que tudo conspira para isso acontecer. A irmã engravida, a vizinha também, aquela cunhada que você não gosta. De repente o mundo inteiro engravidou menos você. Um transtorno.

 

No tratamento de infertilidade ou de auxilio a fecundação, sempre cuidamos do aspecto emocional, principalmente da ansiedade. Já vivenciamos vários casos em que o desejo de engravidar estava em segundo plano e as pacientes estavam em busca do controle da ansiedade. Uma vez conseguido este objetivo, pimba, elas engravidaram. E sem nenhum outro tratamento paralelo.

 

Portanto, a ansiedade deve ser encarada inclusive como a raíz  da dificuldade de engravidar ou no mínimo, como uma importante barreira a ser vencida.