Acupuntura

Acupuntura

Acupuntura, o que é?

 

São 9 “ferramentas” que foram desenvolvidas ao longo dos séculos: Fitoterapia, Acupuntura, Massagem Terapêutica, Sangria, Dietética, Ventosa, Moxabustão, Feng Shui e TaiChi Chuan. Sem dúvida a mais popular entre elas é a Acupuntura.

 

Mas como funciona o processo de cura pelas agulhas?

 

Na verdade quem promove a cura é o próprio organismo. As agulhas são colocadas em pontos espalhados em canais de energia que entrelaçam todo o corpo. São cerca de mil pontos, cada um com uma função. Ao puncionarmos a agulha naquele local ocorre o início de um estímulo que percorre determinado trajeto e chega ao cérebro. Este então, emite uma resposta e libera na corrente sanguínea as substâncias necessárias ao reequilíbrio energético do organismo.

 

Acupuntura dói?

 

Em geral, os pontos se localizam em fendas, espaços entre ossos e músculos. Um vazio indolor. Alguns sobre regiões mais enervadas ou próximos a tendões podem gerar pequenos choques mas nada que se pareça com uma terapia pela dor. Ao contrário, a Acupuntura é extremamente sedativa em caso de dores agudas.

 

Acupuntura é apenas para dor?

 

Muito se fala dela no tratamento das dores, mas esta é uma visão parcial dos efeitos desta técnica.  Na Medicina Tradicional Chinesa as dores são ligadas as emoções  e aos pensamentos. Por isso as doenças emocionais normalmente são as causas e a Acupuntura aborda estes aspectos como a principal forma de tratamento.

 

Existe contra indicação?

 

Em casos excepcionais como por exemplo pressão arterial elevada no momento da sessão, embriaguez, uso de drogas, estado de inanição ou super alimentação entre outras. O paciente precisa ter energia circulando pois ela é o nosso veículo e nestes estados citados, ela não estará disponível adequadamente.

 

E na gravidez?

 

É perfeitamente utilizável, e até mesmo recomendável na fertilização, ao longo da gravidez e no pré e pós parto. Existem alguns pontos considerados perigosos e que devem ser evitados, mas são de domínio de todo bom acupunturista. Deixar de fazer Acupuntura na gravidez irá eliminar da vida da gestante e do feto uma ferramenta extremamente útil para evitar abortos e para manter a saúde da mãe e da criança.